
Com Piaget supera-se a concepção do determinismo biológico (inatismo) e do determinismo ambiental (do meio)
O que se entende por determinismo biológico?
E por determinismo ambiental
E por determinismo ambiental
O construtivismo de psicólogos como Jean Piaget (1896-1980) e Jerome Bruner (n. 1915) defende que o conhecimento é sempre uma interacção entre o que se apresenta de novo e o que já sabíamos. Para estes autores, aprender é construir modelos ou esquemas para interpretar a informação que recebemos, ou seja, para a tornar significativa.
O conhecimento não é uma cópia da realidade.
O sujeito não é passivo. Ele constrói activamente o conhecimento e as suas próprias estruturas mentais ao longo dos primeiros 12/15 anos de vida.
A concepção de Piaget já mostra o comportamento como resultado de uma relação interactiva entre uma personalidade (cujas estruturas se reconstroem constantemente) e uma situação que vai sendo interpretada em função da complexidade das estruturas existentes no sujeito, de modo a adaptar esse indivíduo ao meio: R = f (S-P). ("R" = resposta; "S" = situação; "P" = personalidade).
Também em Bruner, o comportamento é encarado como uma resposta complexa resultante de um processo multifactorial. Nestes autores, a complexidade do comportamento exige que se associe ao método experimental (que estuda os aspectos comuns) a observação clínica (que estuda o sujeito individual, muitas vezes em contexto natural).
Explica a seguinte expressão: R = f (S - P)