O que é que aprendi?
(Relatório final)
Quem sou eu, hoje?
Quais as minhas melhores capacidades?
O que é que sei fazer?
Sou mais competente? Em que áreas?
O que quero ser / fazer
O que é que é preciso ser e saber para ser educador(a) de infância?
Estou preparado para vir a ser educador(a) de infância?
- psicologicamente
- tecnicamente
Quais os passos a dar
Sei o que quero? Sei tomar decisões?
Recebi formação. Vou adquirir experiência.
O que é ser competente e bom profissional?
O que influencia a minha carreira
O que tenho de fazer para procurar emprego?
Planificação de uma aula ou actividade
Planificação de uma aula ou actividade:
http://docs.google.com/Doc?id=dckf7rb9_166c69zpc87
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
As crianças imitam
Vê este filme
Faz um breve comentário pessoal onde mostres que o comportamentp dos adultos com quem a criança vive ou contacta influencia muito a sua aprendizagem, pois as crianças muito do que aprendem é por imitação.
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
A nossa imagem
Quase podemos dizer que os outros funcionam como um "espelho" que nos devolve uma imagem de nós próprios.
Escreve um pequeno texto onde expresses a tua reflexão sobre como é que cada um de nós constrói a sua própria imagem. Que factores, a teu ver, condicionam a imagem que tu tens de ti própria(o)?
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
A integração social
- Viver em sociedade significa ter de de se socializar.
- Toda a acção humana se desenvolve dentro de um contexto de regras que supõem valores.
- Qualquer violação das regras sociais significa desequilibrar a harmonia do grupo.
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Comportamento normal e Comportamento desviante
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Grupos sociais
Explica, com um exemplo, a seguinte afirmação:
- Vivendo em sociedade, cada indivíduo tem um modo de agir que melhor seria chamarmos de interagir
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Aprendizagem
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Pensar, Sentir, Agir
Pensar
Inteligência e Memória
Sentir
Afectos, emoções, sentimentos
Apatia, simpatia, empatia
Agir
Motivação
Frustração
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
O Ciclo da Vida Humana
Infância, Adolescência, Idade Adulta, Velhice.
Trabalho desenvolvido na aula do dia 1 de Abril.
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Ficha de Trabalho
Faz um comentário a um episódio do filme "Gato Fedorento", que viste na aula, utilizando os seguinte conceitos:
- padrão de comportamento,
- estatuto e papel.
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Filme: "O Menino Selvagem"
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Ficha de Trabalho
Os seres humanos vivem em sociedade integrados em grupos
- Fala da tua experiência pessoal, identificando os grupos em que estás inserida(o)
Lê o texto que te foi distribuído na aula.
- Procura uma definição de GRUPO
- O que é um "chefe institucional"?
- Caracteriza os 3 tipos de líder referidos no texto: líder autoritário, lider laissez-faire e líder democrático
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Ficha de Trabalho
O que são cromossomas? E genes?
Explica como é que no processo da fecundação do óvulo se define o género do bebé que irá nascer.
O que é que se entende por maturação?
O meio pode afectar o nível de maturação do sistema nervoso?
A inteligência dos indivíduos é determinada pela hereditariedade ou pelo meio?
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Ficha de Trabalho
Esclarece os seguintes conceitos:
Hereditariedade, Hereditariedade específica, Hereditariedade individual, Genótipo, Fenótipo
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Ficha de Trabalho
Após a leitura atenta do texto distribuído na aula, explica a seguinte frase:
A Hereditariedade justifica-se, não se prevê.
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
Procura a definição dos seguintes termos:
- homozigótico
- gene recessivo
- gene dominante
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |
RESULTADO
Sim | Sim (Incompleta) | Não | Vou fazer | |
Fiz esta tarefa? |