Calendário escolar

Ficha de avaliação


O que é que aprendi?
(Relatório final)
Quem sou eu, hoje?
Quais as minhas melhores capacidades?
O que é que sei fazer?
Sou mais competente? Em que áreas?
O que quero ser / fazer
O que é que é preciso ser e saber para ser educador(a) de infância?
Estou preparado para vir a ser educador(a) de infância?

  • psicologicamente
  • tecnicamente

Quais os passos a dar

Sei o que quero? Sei tomar decisões?

Recebi formação. Vou adquirir experiência.
O que é ser competente e bom profissional?

O que influencia a minha carreira

O que é que vou fazer quando terminar este curso?

O que tenho de fazer para procurar emprego?


Planificação de uma aula ou actividade


Planificação de uma aula ou actividade:

http://docs.google.com/Doc?id=dckf7rb9_166c69zpc87

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





As crianças imitam

Vê este filme

Faz um breve comentário pessoal onde mostres que o comportamentp dos adultos com quem a criança vive ou contacta influencia muito a sua aprendizagem, pois as crianças muito do que aprendem é por imitação.

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





A nossa imagem

Cada um de nós vai construindo a sua imagem através da interacção com os outros, através da percepção social.

Quase podemos dizer que os outros funcionam como um "espelho" que nos devolve uma imagem de nós próprios.

Escreve um pequeno texto onde expresses a tua reflexão sobre como é que cada um de nós constrói a sua própria imagem. Que factores, a teu ver, condicionam a imagem que tu tens de ti própria(o)?

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





A integração social

Explica as seguintes frases:

  1. Viver em sociedade significa ter de de se socializar.
  2. Toda a acção humana se desenvolve dentro de um contexto de regras que supõem valores.
  3. Qualquer violação das regras sociais significa desequilibrar a harmonia do grupo.

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Comportamento normal e Comportamento desviante

Explica, por palavras tuas, o que se entende por papel desviante?

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Grupos sociais


Explica, com um exemplo, a seguinte afirmação:

  • Vivendo em sociedade, cada indivíduo tem um modo de agir que melhor seria chamarmos de interagir

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Aprendizagem


Aprendizagem por condicionamento clássico

Aprendizagem: Condicionamento operante

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Pensar, Sentir, Agir

Pensar

Inteligência e Memória

Sentir

Afectos, emoções, sentimentos

Apatia, simpatia, empatia

Agir

Motivação

Frustração

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





O Ciclo da Vida Humana

Infância, Adolescência, Idade Adulta, Velhice.
Trabalho desenvolvido na aula do dia 1 de Abril.

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Ficha de Trabalho

Faz um comentário a um episódio do filme "Gato Fedorento", que viste na aula, utilizando os seguinte conceitos:

  • padrão de comportamento,
  • estatuto e papel.

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Filme: "O Menino Selvagem"

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Ficha de Trabalho



Os seres humanos vivem em sociedade integrados em grupos

  • Fala da tua experiência pessoal, identificando os grupos em que estás inserida(o)

Lê o texto que te foi distribuído na aula.

  1. Procura uma definição de GRUPO
  2. O que é um "chefe institucional"?
  3. Caracteriza os 3 tipos de líder referidos no texto: líder autoritário, lider laissez-faire e líder democrático

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Ficha de Trabalho

Estes 23 pares de cromossomas são de um homem ou de uma mulher?
O que são cromossomas? E genes?

Explica como é que no processo da fecundação do óvulo se define o género do bebé que irá nascer.

O que é que se entende por maturação?

O meio pode afectar o nível de maturação do sistema nervoso?

A inteligência dos indivíduos é determinada pela hereditariedade ou pelo meio?

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Ficha de Trabalho


Esclarece os seguintes conceitos:

Hereditariedade, Hereditariedade específica, Hereditariedade individual, Genótipo, Fenótipo

Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Ficha de Trabalho

A Hereditariedade justifica-se, não se prevê.
Após a leitura atenta do texto distribuído na aula, explica a seguinte frase:
A Hereditariedade justifica-se, não se prevê.


Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





Ficha de Trabalho

Hereditariedade

Procura a definição dos seguintes termos:

  • homozigótico
  • gene recessivo
  • gene dominante


Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?





RESULTADO


Sim

Sim (Incompleta)

Não

Vou fazer

Fiz esta tarefa?