Calendário escolar

Equivalência à frequência

Prova de Equivalência à Frequência de Psicologia

Escola Secundária /3

José Cardoso Pires

12º Ano de Escolaridade

Ano Lectivo de 2007/08

Duração da prova: 120 minutos

Grupo I

Para cada um dos itens, SELECCIONE a alternativa CORRECTA, indicando na sua folha de respostas o NÚMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou.

  1. As seguintes afirmações referem-se ao funcionamento do sistema nervoso simpático. Identifique a que o caracteriza melhor.
    1. Controla as respostas do organismo a situações de emergência.
    2. Um aumento de actividade do sistema simpático é a razão de ser da aceleração do ritmo cardíaco e da inibição do processo digestivo quando o carro que conduzimos por pouco não se despista.
    3. É a divisão do sistema nervoso autónomo que prepara o corpo para agir em situações de tensão.
    4. É a divisão do sistema nervoso autónomo que mobilizando as energias do organismo, o activa, preparando-o para produzir respostas rápidas em situações de tensão.

  1. A espinal medula é uma importante estrutura do nosso sistema nervoso. Seleccione, das alternativas dadas, a que melhor a caracteriza:
    1. A espinal medula é um conjunto de longas fibras nervosas que ocupam aproximadamente 40 cm ao longo da coluna vertebral.
    2. A espinal medula é uma estrutura nervosa que desempenha função importante no que respeita aos nossos comportamentos motores.
    3. A espinal medula é um complexo feixe de neurónios que transmite informação entre o encéfalo e outras partes do corpo.
    4. A espinal medula é um complexo feixe de neurónios que tornam possível movimentos reflexos ou automáticos e a condução de mensagens de e para o cérebro.

v.f.f.

  1. A hereditariedade não é destino. Esta afirmação significa que:
    1. Seremos o que o meio fizer de nós.
    2. Nos foi possível alterar o nosso património genético.
    3. Um genótipo pode expressar-se em vários fenótipos possíveis dependendo do meio em que o indivíduo se desenvolve e do seu comportamento.
    4. Conhecer a constituição genética permite, por si só, prever o que será o fenótipo.

  1. A relatividade cultural significa que:
    1. O comportamento humano não pode ser compreendido fora do seu contexto cultural próprio.
    2. Julgamos o comportamento de outros povos e culturas tendo como referência superior os nossos padrões ou cultura.
    3. Não há actividades humanas universais.
    4. Julgamos que os padrões culturais que nos regem são mais civilizados que os de outras culturas.

  1. Analise as seguintes afirmações sobre a importância das relações precoces. Seleccione, depois, a alternativa correcta.

1. Os bebés humanos precisam sobretudo de alimento, sendo irrelevante a necessidade de contacto físico.

2. As crianças privadas de cuidados maternos manifestam grande necessidade de laços afectivos.

3. A qualidade das relações precoces afecta o desenvolvimento psicológico dos seres humanos.

4. As relações de vinculação perturbadas são pouco importantes para o desenvolvimento e o comportamento do bebé.

    1. 1 e 2 falsas; 3 e 4 verdadeiras.
    2. 1 e 4 falsas; 2 e 3 verdadeiras.
    3. 2 e 3 falsas; 1 e 4 verdadeiras.
    4. 2 e 4 falsas; 1 e 3 verdadeiras.

  1. Analise as seguintes afirmações sobre as atitudes:

1.Tenho medo de contrair SIDA.

2.Mudei as minhas práticas sexuais.

Estas atitudes caracterizam-se pelas seguintes componentes:

A. 1 refere-se à componente comportamental; 2 refere-se à componente afectiva.

B. 1 refere-se à componente cognitiva; 2 refere-se à componente afectiva.

C. 1 refere-se à componente afectiva; 2 refere-se à componente comportamental.

D. 1 refere-se à componente cognitiva; 2 refere-se à componente comportamental.

v.f.f.

7. Analise as seguintes afirmações sobre a distinção entre emoções, afectos e sentimentos. Seleccione, depois, a alternativa que os identifica correctamente.

1. Aparecem subitamente e têm uma curta duração.

2. Prolongam-se no tempo e são de carácter privado.

3. Estão relacionados com uma causa imediata.

A. 1 e 3 emoções; 2 sentimentos.

B. 1 e 2 sentimentos; 3 emoções.

C. 2 e 3 emoções; 1 sentimentos.

D. 1 emoções; 2 e 3 sentimentos.

8. António Damásio apresenta um conceito integrador da mente humana. Esta afirmação é:

A. Verdadeira, porque, como todos os cognitivistas, defende que a mente é o que o cérebro faz.

B. Falsa, porque as tomadas de decisão voluntária são exclusivamente racionais.

C. Verdadeira, porque a mente engloba a atenção, o raciocínio, a memória, a imaginação, a emoção e o sentimento.

D. Verdadeira, porque as tomadas de decisão voluntárias são exclusivamente racionais.

9. Para Watson o objecto de estudo da psicologia é:

  1. O comportamento entendido como acção observável que depende da interacção entre estímulos ambientais e a personalidade do sujeito.
  2. O comportamento entendido como resposta objectivamente observável a estímulos ambientais que o condicionam.
  3. O comportamento e os processos mentais.
  4. O comportamento entendido como resposta interiormente condicionada a estímulos externos.

10. Freud afirma que o desenvolvimento do aparelho psíquico é sustentado pela:

A. Crise psicossocial.

B. Interacção cognitiva.

C. Psicossexualidade.

D. Coerência pulsional.

11. À dicotomia inato/adquirido associam-se os pólos:

1. Natureza/genética.

2. Hereditariedade/meio.

3. Biológico/social.

A. 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.

B. 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa.

C. 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa.

D. 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas.

v.f.f.

12. O psicólogo educacional tem como função tratar patologias mentais em crianças de idade escolar. Esta afirmação é:

A. Falsa: o domínio da patologia insere-se na área de actuação do psicólogo clínico.

B. Verdadeira: a instituição escolar é o campo de trabalho dos psicólogos educacionais.

C. Falsa: as patologias mentais são doenças que surgem a partir da idade adulta.

D. Verdadeira: o diagnóstico precoce permite um desempenho escolar mais adequado.

Grupo II

Este grupo é constituído por seis itens de resposta curta e objectiva.

1. As nossas características físicas e psicológicas resultam da interacção de diversos factores. Distinga genótipo de fenótipo.

2. Preconceitos e estereótipos estruturam-se a partir de processos de aprendizagem social. Defina preconceito.

3. O investigador Skinner desenvolveu experiências que o levaram à descoberta do modo como tantas das nossas aprendizagens se processam e se mantêm. Refira-se ao papel do reforço na aprendizagem por condicionamento operante.

4. A memória a curto prazo é um sistema temporário de armazenamento, podendo os seus materiais passar para a memória a longo prazo. Justifique.

5. Segundo Piaget, a criança nasce com reflexos e actividades espontâneas e vai evoluindo devido ao confronto com experiências no mundo envolvente. Tem uma inteligência prática. Caracterize o estádio de desenvolvimento a que esta afirmação se refere.

6. Os psicólogos clínicos têm uma actuação diferenciada da dos psiquiatras. Descreva três das funções do psicólogo clínico.

v.f.f.

Grupo III

Este grupo é constituído por um item de resposta extensa e orientada.

“À medida que Freud ouvia as descrições dos sintomas depressivos, neuróticos e obsessivos dos seus pacientes, começou a convencer-se de que muitos desses sintomas tinham causas mentais e não físicas. Concluiu, então, que as angústias destas pessoas seriam devidas a conflitos, memórias e traumas emocionais que teriam ocorrido na infância.”

C. Travis & Wade, Psychology Perspective,1996

A partir do texto, analise :

a) A importância das inovações introduzidas, pela Psicanálise, na construção da Psicologia.

b) O modelo de aparelho psíquico proposto por Freud.

FIM

COTAÇÕES

O GRUPO I é constituído por 12 questões de escolha múltipla.

Cada questão tem a cotação de 5 pontos.

Total do Grupo I ………………………………………………………… 60 pontos

O GRUPO II é constituído por 6 questões de resposta curta e objectiva.

Cada questão tem a cotação de 15 pontos.

Total do Grupo II ……………………………………………………….. 90 pontos

O GRUPO III é constituído por uma questão de resposta extensa e orientada.

Esta questão tem a cotação de 50 pontos.

Total do Grupo III ……………………………………………………… 50 pontos

TOTAL da PROVA ……………………. 200 pontos