Teste de Psicologia
10º Ano - Maio de 2009
Tema 1: Aprendizagem
- Para aprender tem de haver sempre quem ensine?
- Que condições consideras indispensáveis para uma boa aprendizagem? Refere-te a factores de ordem fisiológica, intelectual, afectiva, bem como factores de ordem sociocultural.
- Em que medida a memória é indispensável para que se realize aprendizagem?
- Condicionamento clássico
- Descreve a experiência de Pavlov, esclarecendo necessariamente o que se entende por “Estímulo Condicionado”, “Estímulo Incondicionado”.
- As teorias sobre a origem da inteligência podem agrupar-se em função da importância concedida aos factores hereditários e aos ambientais. Estas teorias têm consequências sociais graves, inclusive no modo como definimos o papel da escola e da educação.
- Explica porquê.
Tema 2 – Inteligência e Pensamento
- O que é que se entende por:
- inteligência conceptual e abstracta?;
- O que entendes por criatividade?
- É possível medir a inteligência? Como?
- O que significa QI?
- Esclarece o que se entende por "pensamento divergente" e por "pensamento convergente".
Tema 3 – Processos emocionais
- Como é que distingues uma emoção de um sentimento?