Calendário escolar

Teste de Psicologia (Junho)

Teste de Psicologia

10º Ano - Maio de 2009

Tema 1: Aprendizagem

  1. Para aprender tem de haver sempre quem ensine?
  2. Que condições consideras indispensáveis para uma boa aprendizagem? Refere-te a factores de ordem fisiológica, intelectual, afectiva, bem como factores de ordem sociocultural.
  3. Em que medida a memória é indispensável para que se realize aprendizagem?

  1. Condicionamento clássico
    1. Descreve a experiência de Pavlov, esclarecendo necessariamente o que se entende por “Estímulo Condicionado”, “Estímulo Incondicionado”.
  2. As teorias sobre a origem da inteligência podem agrupar-se em função da importância concedida aos factores hereditários e aos ambientais. Estas teorias têm consequências sociais graves, inclusive no modo como definimos o papel da escola e da educação.
    1. Explica porquê.

Tema 2 – Inteligência e Pensamento

  1. O que é que se entende por:
    1. inteligência conceptual e abstracta?;
  2. O que entendes por criatividade?
  3. É possível medir a inteligência? Como?
    1. O que significa QI?
  4. Esclarece o que se entende por "pensamento divergente" e por "pensamento convergente".

Tema 3 – Processos emocionais

  1. Como é que distingues uma emoção de um sentimento?